Thursday, March 11, 2010

Barroco Tropical



Os livros são os melhores amigos do homem.

Já ouvi isso de diversas pessoas. Podem ser melhores amigos, amantes, pais, mães, professores, relacionamentos certos e seguros. Eles nunca te abandonam, nem te traem.

Partindo desta premissa me tranquilizei, então estou salva. Se possuo um bom livro nunca me sentirei sozinha. Uff, que alívio!

Comecei a ler um romance do escritor angolano José Eduardo Agualusa, Barroco Tropical. Uma beleza de trama, cheia de personagens instigantes, com amor, música, cultura, África, mistério, traição, política. Uma história densa que me envolveu durante dias deliciosos e aflitos pela sua complexidade.

Realmente me senti preenchida e completa enquanto essas personagens estiveram comigo. Então estabelecia-se um relacionamento estável. Algumas páginas por dia, uma boa companhia para a cama antes de dormir, para as tardes de fim de semana. Que maravilha!

Fiquei uma semana sem ler para digerir alguns acontecimentos. Nossa! O que será que vai acontecer? Como Bartolomeu vai se safar? Não acredito que Kianda está fazendo isso com Barbara Dulce!

Conforme a parte mais grossa do livro ia passando da minha mão direita para a minha mão esquerda, a angustia foi surgindo.

Ontem não consegui parar e li, li, li até de madrugada. Quando faltavam poucas páginas para o fim do livro tive que parar. Não queria que acabasse. Não, não pode acabar hoje, tem que sobrar alguma coisa para amanhã!

Hoje trabalhei bastante, mas com aquele espectro rondando minha cabeça. No meio da tarde não resisti e li as páginas que faltavam.

Aí me deparei com a verdade. Tenho que estar sozinha novamente. Me sentindo abandonada pelo livro que terminou. Como fazer pra resolver esta dor de cotovelo? Que fossa! Parece que um namorado acabou de me deixar… Vou colocar uma música bem triste pra curtir meu vazio, e só consigo pensar, tinha que ser um disco da Kianda. Diante desta impossibilidade, acho melhor ouvir Billie Holiday.



São as máximas da vida, sigo com os aforismos que podem resolver situações difíceis.

Nada melhor que um novo amor, para curar um coração partido.

Qual será o próximo livro?

2 comments:

Anonymous said...

Thanks , I have recently been looking for information approximately this subject
for a long time and yours is the best I've discovered till now. However, what concerning the conclusion? Are you certain concerning the source?

my web page; faria

Anonymous said...

I every time used to read article in news papers but now as I am a user of net so from now I am using net for posts, thanks to web.


Here is my page :: way to buy real cheap twitter followers free